quinta-feira, 19 de julho de 2012

Alternativa ao Laser Co2 Fracionado – Dermaroller


Oieee... Desculpem-me pelo sumiço! É muita coisa para fazer... Mas hoje vim falar sobre uma incrível técnica que está sendo muito usada nas clínicas de estética e com resultados excelentes como o CO2 fracionado. Estou falando da técnica de microagulhamento, o Dermaroller.
Trata-se de um tratamento relativamente recente e pouco conhecido, pelo que passo a partilhar com vocês um pouco de informação, na esperança de esclarecer mais sobre o assunto.
Depois do choque inicial após olhar para o que parece ser um aparelho de tortura medieval, esse é um rolo que consiste num cilindro plástico incrustado de agulhas muito finas (similar à acupuntura).
Existem vários tipos de Deemaroller que fazem parte deste tratamento, mas as suas funções são essencialmente as mesmas, a única variação importante é o tamanho da agulha, que pode ir de 0.25 a 2.0mm, dependendo da área da pele a tratar.
A técnica de microagulhamento é uma terapia por indução de colágeno. Ela estimula a produção de colágeno, além de aumentar em 40% a absorção de ativos potencializando a ação dos mesmos. As agulhas penetram na derme e epiderme criando canais que se fecham depois de 30 min.
É um método simples e natural de regeneração da pele. Usando estas microagulhas a pele é perfurada muito subtilmente, mas com efeito suficiente para estimular as terminações nervosas da pele. Isto promove a regeneração da pele em redor da área perfurada, promovendo a libertação de colágeno. Se multiplicarmos isto centenas de vezes teremos toda a pele coberta de colágeno que eventualmente se transformará numa nova camada de pele mais espessa que preencherá rugas, estrias e outras imperfeições, fazendo-o de forma natural.
Não quero que pensem que isto é um aparelho milagroso, mas a verdade é que o demaroller funciona para uma grande variedade de problemas de pele, tudo o que esteja relacionado com imperfeições, problemas de irrigação, até queda de cabelo pode ser minimizada usando este método. Para que seja mais simples reuni uma pequena lista dos diversos casos onde pode aplicar o tratamento:
Tratamento de cicatrizes causadas por acne
Tratamento de estrias
Tratamento anti-rugas
Tratamento contra a queda de cabelo
Tratamento de flacidez
Tratamento de celulite (apesar de não ser o foco)
Para uma melhor compreensão da questão, precisamos saber um pouco mais sobre como funciona a pele, assim como a sua disposição. Ela pode ser dividida em três camadas:

Epiderme
Derme
Hipoderme


As que temos de nos concentrar são realmente as duas primeiras, especialmente a derme, uma vez que é o local onde mais ocorrem deformidades, e onde a produção de colágeno ocorre. A epiderme também é importante, pois tem uma relação direta com o tamanho de agulha que deve escolher ao usar o dermaroller o único problema é que a epiderme não tem a mesma profundidade em todo o corpo, variando de 0,05 milímetros nas pálpebras a 1,5 mm na planta dos pés e palmas das mãos, de modo que se torna um ótimo indicador da profundidade mínima do rolo da agulha do dermaroller.
Outro aspecto a ter em mente é a profundidade onde a deformidade está, geralmente, como eu disse antes, ela permanece na derme, mas existem algumas exceções, como a pigmentação da pele, que se encontra na epiderme em si, e nesse caso não há necessidade de uma agulha com maior profundidade. Tendo isso em mente, podemos formular uma pequena tabela, relativamente aos tamanhos de agulha.
0.5mm
1.0mm
1.5mm
Cicatrizes Acne
Cicatrizes Acne profundas
Cicatrizes muito profundas
Cicatrizes Sarampo leves
Cicatrizes Cirúrgicas
Celulite Intensa
Cicatrizes “ice pick” leves
Cicatrizes Sarampo
Estrias Profundas
Tratamentos Anti-Idade
Cicatrizes “ice pick”
Cabelo Fino
Queda de cabelo acentuada
Cabelo Grisalho
Celulite
Estrias Leves
Quem já fez alguma pesquisa sobre o assunto, certamente já encontrou diversas marcas de dermaroller, a grande maioria é muito semelhante entre si, mas ainda assim existem diferenças importantes. Não se guie apenas pelo preço, deve sempre procurar por aparelhos que sejam aprovados pela FDA, que utilizem agulhas esterilizadas por raios gama, com boas reviews e manuais de uso; por norma os aparelhos mais baratos (ebay, etc) não reúnem estas condições.
No que diz respeito ao tamanho da agulha, tudo o que seja acima de 1.5mm deve apenas ser utilizado por profissionais em clínicas especificas para o efeito, todos os outros tamanhos são seguros, mas temos sempre que ter em conta a área/problema a tratar.

Confiram os excelentes resultados:
Agora tenho mais uma ótima notícia... Para os que já atuam como Biomédicos Estetas ou estão fazendo pós-graduação em Saúde Estética, esse curso estará sendo ministrado no IV Curso de Extensão Universitária em Saúde Estética de Goiânia, dia 23 de julho.

Abraços!!!

Dra. Viviane Cândida
  CRBM 4411




20 comentários:

  1. Olá,

    Somomos acadêmicas do curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

    Florianópolis/Santa Catarina - Brasil

    Estamos entrando em contato com as empresas fabricantes e distribuidores do aparelho de Microagulhamento, pois estamos concluindo nosso curso com o trabalho de iniciação cientifíca com o tema "Tecnica de Microagulhamento: Regeneração das estrias atróficas."

    Viemos por meio deste pedir a colaboração com materiais de apoio e fundamentação cientifíca na tecnica do Microagulhamento, pois estamos utilizando esse blog como referência. Desde já agradecemos.

    Att,

    Franciele Massaneiro

    Gabriela Grah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franciele
      Posso te encaminhar alguns materiais que tenho sem problema. Me diz o email que em seguida te encaminho.
      Obrigada por seguir o blog.
      Abraços

      Excluir
    2. oi... que ótimo.. fico feliz por me responder!!!
      meu e-mail é : francielemassaneiro@yahoo.com.br
      estou muito agradecida pela atenção.

      Excluir
    3. Olá!! Eu vi que você disponibilizou alguns materiais para Franciele, eu sou biomédica e estou fazendo pós graduação na área da estética, gostaria de saber se voce poderia me passar os materiais também.
      Tenho muita curiosidade sobre o roller e suas funções!!!.

      Excluir
    4. Meu email é liviaway@gmail.com

      Excluir
  2. olá dr viviane candida!
    parabens pelo teu blog. gostaria de saber se voce pode me recomendar um site de vendas seguro onde eu encontre esse aparelhinho que parece ser revolucionario no combate as estrias. Ou se aqui em Porto alegre -RS- encontro em alguma loja.
    *Caso saiba do site ou endereço aqui no sul te pesso que me envie em -( cristalctd@hotmai.com )-
    obrigada pela atenção
    Bruna RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,
      Posso indicar o seguinte site: www.dermarollerestetica.com.br
      Ele é específico.

      Obrigada por utilizar o blog

      Excluir
  3. Olá Dra. Viviane,

    Sou Téc. em Estética formada pelo SENAC e faço o uso do roller conforme aprendi no treinamento do mesmo. No entanto, pesquisando, vi uns vídeos em que o roller era aplicado na pele até haver sangramento.
    No meu protocolo utilizo a técnica que me fora passada e não há sangramento e as sessões são realizadas de 21 em 21 dias.
    Minha pergunta é, se esse sangramento é necessário para a obtenção dos resultados para rejuvenescimento e se esse prazo das sessões está correto.

    Desde já agradeço muito sua atenção.

    Antonela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonela,
      Na verdade não é necessário o sangramento para alcançarmos o objetivo da técnica.
      O objetivo aqui é promover uma lesão controlada na pele para estimulação de fibras de sustentação através do processo de cicatrização e não há necessidade de sangramento para tal.
      Quanto ao intervalo entre as sessões está correto, pois precisamos esperar que ocorra o processo de colagenase e isso demora aproximadamente 21 dias. Se fizer com intervalo menor, será interrompido a cadeia de organização das fibras de colágeno e não terá sucesso no objetivo final.
      Obedeça sempre os procedimentos autorizados pela sua classe profissional.

      Obrigada por usar o blog para esclarecer suas dúvidas.

      Excluir
  4. minha pele ficou com aspecto de seca, e com umas manchas mais escuras.. como se tivesse arranhado e secado.. é normal? essas manchas vao sair?

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Qual procedimento você fez? O CO2 fracionado? Ele tem mesmo esse efeito sobre a pele. Há quanto tempo você realizou a ultima sessão?

    ResponderExcluir
  6. Olá!!eu realizei o tratamento de microagulhamento ontem para tratar estrias que tive apos o parto...Gostaria de saber qual seria o tempo máximo entre uma seção é outra?
    Hoje já posso notar o resultado e estou bem empolgada, mas o preço é bem salgado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      Geralmente realizamos o procedimento a cada 21 dias. Esse é o período para que ocorra o processo de neocolagênese.
      O resultado é mesmo muito bom e tenho certeza que você dicará muito satisfeita.

      Excluir
  7. Olá. Trabalho com dermaroller (contra estrias, rugas, cicatriz, flacidez, celulite, manchas) em clínica estética em Porto Alegre e também comercializo o mesmo. Atendo a domicílio. Qualquer dúvida: laser.biomed@yahoo.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu nome é Luisa, tenho estrias na barriga que adquiri como a gravidez (há 24 anos atrás), já fiz muitos tratamentos, como Carboxi, e atualmente faço o Laser Fracionado. Confesso que as aparências das estrias melhoraram muito, mas ainda gostaria de ver mais resultados, pois elas são muitas e largas com profundidade. Eu ouvi sobre o tratamento com o dermaroller e me empolguei bastante, principalmente pelo lado financeiro, já que uma sessão de Laser custa aqui no RJ R$ 800,00 e a pele fica bastante pigmentada. Minha pergunta: será que é viável eu trocar o tratamento do Laser pelo do Dermaroller? Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. OLá.Fiz uma sessão de dermaroller em casa com os devidos cuidados na face,pois tenho cicatrizes de acne.Todavia, tenho algumas dúvidas que gostaria que vc me respondesse.Primeiramente,fiz vários movimentos em diversos sentidos na face, mais de maneira bem suave, pois minha pele é muito fina e logo fica vermelha devido a vários procedimentos que já realizei como, dermoabrasão cirúrgico duas vezes, preenchimentos com ácido hialurônico,laser harmony pixel, peelings químicos,roacutam.Assim,gostaria de saber se para termos o resultado almejado é necessário empregar força na rolagem do dermaroller na pele.Vi que o intervalo das sessões deve ser de 21 em 21 dias para que haja o processo de produção de colágeno. No entanto, queria saber se posso fazer algo mais nesse intervalo entre uma sessão e outra para intensificar o resultado pretendido, como o uso de ácidos por exemplo? Achei o procedimento doloroso e quando termina a sensação é que o rosto está pegando fogo, fica inchado,assim também gostaria que me falasse se tem algum produto que poderia utilizar antes e depois do procedimento para que essa sensação fosse aliviada? Convivo com essas marquinhas há muitos anos e elas me incomodam muito, logo quero fazer o possível para disfarçá-las mais, já que sumir com elas por completo sei que ainda é difícil e cansei de gastar dinheiro com promessas de resultados milagrosos que nos levam muito dinheiro mais os resultados são cada vez mais frustrantes.Aguardo respostas.ATT.Glauce

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Dra. Viviane, sou representante da MTO importadora, somos distribuidores exclusivos do DR.ROLLER aqui no Brasil, cujo foi o dispositivo usado no estudo experimental com artigo publicado na “Surgical & Cosmetic Dermatology”.
    Dr. roller é esterilizado através de Raios Gama, atendendo aos padrões da ISO 11137.
    Certificações: ANVISA, CE, FDA, KFDA, ISO 13485.

    Meu email: fillipi.campos@gmail.com
    Tel.: 0800 773 0303 Ramal 1943
    Nosso site: www.mtoimportadora.com.br

    Obrigado!
    Fillipi

    ResponderExcluir
  11. ola trabalho com dermaroller de todos tamanhos de micro agulhas tenho a versão de 540 micro agulhas e também a versão de 1.080 micro agulhas uso profisssional ótimo pra ser rolado em partes maiores do corpo excelente resultados em estrias e celulite todos com certificado CE e FDA sou de bh mg.. interessados meu email silvaserafiml@yahoo.com ..att lucas

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Viviane, fez 2 sessões de dermaroller e 1 de laser co2 há 4 dias minha pele parou de descamar mas infelizmente não vi resultado nas cicatrizes de acne nem nos poros abertos, é normal isso, demora algum tempo para ter resultado.

    ResponderExcluir
  13. Olá Dra, assim como vc também sou Biomédica, gostaria de tirar uma dúvida, quanto se trata o rejuvenescimento e estrias com agulhas até 0,5mm, posso fazer o procedimento semanal ou a cada 15 dias? sendo que na semana seguinte do procedimento necessita fazer apenas uma higienização e aplicação de fatores de crescimento e ácido glicólico para clareamento e estrias? Será uma super ajuda. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir